25 anos de comprometimento com os capixabas

Mesmo diante da crise econômica, a Samp continua crescendo no Estado e fazendo investimentos importantes para todos os beneficiários.

O mês de janeiro foi especial para a Samp Assistência Médica, que completou 25 anos de atuação no Espírito Santo. Uma trajetória de muito sucesso, cujos primeiros passos foram dados em 1991 e que hoje mostra toda a sua solidez no mercado. Basta vermos o crescimento, ao longo do tempo, da operadora, que conquistou 4 mil beneficiários em seu primeiro ano no mercado capixaba, passando para cerca de 10 mil clientes no segundo e chegando atualmente a mais de 221 mil.
O crescimento pode ser justificado pela visão estratégica da empresa, sempre consciente ao tomar as decisões certas, nos momentos oportunos, avalia Márcio Maciel, diretor da Samp, que está presente em 62 dos 78 municípios do Estado. “A Samp cresce historicamente 20% ao ano e não tem urgência em ter um índice maior que esse. Nestes 25 anos, vimos de camarote muitas operadoras mal geridas irem para o buraco por querer crescer mais do que podiam. Hoje, no Espírito Santo, temos não mais que cinco operadoras concorrendo no mercado e já tivemos perto de 20. Ou seja, aqui não é lugar para aventureiro. Antes de tudo, uma assistência médica precisa ter na sua missão qualidades que andam em falta no mercado de forma geral”, ressaltou Maciel.
Tais qualidades podem ser vistas pela própria satisfação dos beneficiários, pois a operadora possui o menor índice de reclamação do Estado no Procon.

Grandes investimentos
Com a expansão ano a ano, aliada às dificuldades encontradas pela concorrência, a Samp conseguiu realizar importantes investimentos para melhorar a sua capacidade no oferecimento de seus serviços. As reformulações começaram a ser implantadas em 2014 e contemplam: a inauguração de dois Prontos-Atendimentos (PAs) – em Laranjeiras, na Serra, e em Campo Grande, Cariacica; parceria importante com a Microsoft; além de reformas em todas as unidades Sames e melhorias no sistema de telefonia por meio de um canal 0800 e de um call center.
No ano passado, significativos avanços ocorreram para reforçar a excelência da empresa no Estado, com a adesão ao Programa de Acreditação, que certifica a qualidade assistencial dos planos de saúde, por meio de uma avaliação feita por entidades homologadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e habilitadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Com essa conquista, a Samp se tornou a primeira operadora acreditada não só no Espírito Santo, mas também no Brasil, levando-se em conta o segmento de medicina de grupo, no qual atua. “Dentre os principais benefícios do programa estão a credibilidade no mercado junto aos beneficiários e à ANS, a motivação dos colaboradores e a melhoria da gestão e do relacionamento com os prestadores”, numerou Rosangela Catunda, diretora-geral da A4Quality Services, organização responsável pela auditoria durante esse processo.
No projeto de ampliação da rede própria, foi inaugurada no ano passado a Clínica da Mulher, anexo à maternidade Pró-Matre. A unidade é totalmente especializada para o público feminino, com consultas e procedimentos em ginecologia e obstetrícia, como papanicolau, ultrassonografias, pequenas cirurgias, cardiotocografia, repouso e medicamentos. O espaço, que está diretamente ligado à Pró-Matre, possui uma equipe qualificada para acompanhar todas as pacientes, dando o maior respaldo possível para que sejam atendidas com eficiência.
“A Clínica da Mulher vem se consolidando a cada dia, com a preocupação e o cuidado para o atendimento às mulheres, em especial às gestantes, que encontram uma estrutura para o seu acompanhamento pré-natal. E a referência nesse serviço prestado pela Samp está cada dia maior: atingimos em janeiro deste ano o marco de 3.165 atendimentos. Conscientes dos desafios no sentido de superar as expectativas das nossas pacientes, temos trabalhado muito para promover os ajustes que ainda são necessários para que a percepção do ‘Primeiro Você’ esteja cada vez mais presente. Pensando nisso, temos ampliado a oferta de marcação de consultas em horários alternativos, promovido treinamentos na equipe de atendimento e assistência, e ajustado os processos para oferecer às mulheres o serviço que elas merecem”, afirmou Márcio Maciel.
Outra concretização importante de 2015, aponta o diretor, foi a mudança de marca da operadora, feita para transmitir uma mensagem mais acolhedora, amigável e segura.

Novidades em 2016
O ano de 2016 começou com o pé direito para a Samp, que além de celebrar os seus 25 anos, lançou o programa de Medicina Ocupacional, responsável por cuidar e gerenciar a saúde dos trabalhadores, conforme dispositivos legais do Ministério do Trabalho. “O setor tem um papel relevante dentro da instituição, pois além dos cuidados na prevenção de doenças e da promoção da saúde, estabelecemos um vínculo de humanização, criando um sentimento de empatia com o beneficiário e estimulando a relação de respeito e confiança”, explicou Maciel.
Segundo a coordenadora da Medicina Preventiva, Amanda Bernardino, essa iniciativa ajuda a aproximar ainda mais o associado da empresa. “Ao ser acolhido, o beneficiário percebe que estamos interessados em cuidar e solucionar suas necessidades de maneira ágil e eficaz. Estimulando o autocuidado, ele pode se sentir mais saudável e produtivo para que seja protagonista de sua própria história.”
Outra novidade prevista para este ano, mais precisamente no segundo semestre, é o novo PA de Vila Velha, um investimento da ordem de R$ 1 milhão que contará com profissionais de diversas especialidades, como cirurgia geral, pediatria, ortopedia, dermatologia, otorrinolaringologia, entre outros. “Teremos repouso, adulto e infantil, raio-X, salas de procedimento e gesso, de pequenos procedimentos cirúrgicos e de urgência. Serão dois andares com 20 consultórios e duas recepções. Felizmente, mesmo com a instabilidade econômica, continuamos investindo”, finaliza Maciel.

Clínicas e Prontos-Atendimentos
A Samp possui clínicas próprias e prontos-atendimentos nos quatro municípios mais populosos da Grande Vitória. As clínicas funcionam de segunda a sexta, das 7h às 19h e os PAs funcionam todos os dias, das 7h às 22h.
Clínica da Mulher
Especialidades: Ginecologia e obstetrícia
Endereço: Av. Vitória, 1114 – Forte São João, Vitória/ES
Clínica em Vitória
Especialidades: Alergologia e imunologia, angiologia, cardiologia, clínica médica, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, homeopatia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumopediatria, psiquiatria, reumatologia e urologia
Endereço: Rua Constante Sodré, 178, Santa Lúcia, Vitória/ES

Pronto-Atendimento em Vitória
Especialidades: Atendimento de clínica médica (adulto e infantil)
Endereço: Av. Nossa Sra. da Penha, 1993 – Loja 01 – Santa Lúcia, Vitória/ES

Clínica em Vila Velha
Especialidades: Angiologia, cardiologia, clínica médica, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, homeopatia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, ortopedia, otorrinolaringologia, reumatologia e urologia
Endereço: Rua Henrique Laranja, s/n – Centro, Vila Velha/ES

Clínica em Cariacica
Especialidades: Angiologia, cardiologia, clínica médica, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, ortopedia, otorrinolaringologia, reumatologia e urologia.
Endereço: Av. Edgar Gonçalves, 5, Alto Dona Augusta, Cariacica/ES

Pronto-Atendimento em Cariacica
Especialidades: Atendimento de clínica médica (adulto e Infantil) Endereço: Av. Avelino Gonçalves, 01, Alto Dona Augusta, Cariacica/ES
Clínica na Serra
Especialidades: Angiologia, cardiologia, clínica médica, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, pediatria, ginecologia e obestetrícia, gastroenterologia, ortopedia, otorrinolaringologia, reumatologia e urologia
Endereço: Primeira Avenida, Laranjeiras, 231, Serra/ES

Pronto-Atendimento na Serra
Especialidades: Atendimento de clínica médica (adulto e infantil)
Endereço: Av. Eudes Sherrer de Souza, 608 – Civit II

“A Clínica da Mulher vem se consolidando a cada dia, com a preocupação e o cuidado para o atendimento às mulheres, em especial às gestantes, que encontram nessa unidade uma estrutura para o seu acompanhamento
pré-natal”
Márcio Maciel, diretor da Samp

Esportes de aventura

Cuide da saúde entrando em contato com a natureza   A vida urbana trouxe uma série de comodidades, mas a parte ruim dessa história é que todo…

leia mais